Buscar

PRATIQUE KARATÊ E NOCAUTEIE O ESTRESSE

Atualizado: 26 de Mar de 2019


Atualmente, um dos principais “ladrões” de produtividade de profissionais de diversos segmentos é o ESTRESSE. Afinal, além dos desafios enfrentados diariamente no ambiente trabalho, ainda temos que conviver com o tráfego intenso nas grandes cidades, a violência urbana, aprimoramento do conhecimento, cuidados com a família, entre outros.



O ESTRESSE pode desencadear alterações hormonais que levam ao surgimento de alguns sintomas como falta de foco, diminuição da concentração, dores de cabeça, falhas na memória, espasmos e/ou dores musculares e gripes frequentes causadas pelo enfraquecimento do sistema imunológico.

Em função da hiperatividade do sistema nervoso autônomo simpático, pode haver aumento da frequência cardíaca e alterações da pressão arterial, além do aumento da diabetes e colesterol.


Tudo isso, pode afetar negativamente a produtividade, a convivência com colegas de trabalho e até a paixão pela profissão.


UMA PESSOA PODE SENTIR ESTRESSE EM ALGUNS MOMENTOS DECISIVOS NA VIDA, COMO INICIAR EM UM NOVO EMPREGO, PROMOÇÃO PROFISSIONAL, CRISE NA EMPRESA, SE CASAR, TÉRMINO DE RELACIONAMENTO, ETC.

O fato é que com tanta agitação, necessidade de gerar resultados, jornadas exaustivas, etc., profissionais estão negligenciando hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, sono de qualidade e a realização de atividades físicas. Esse cenário contribui para que o ESTRESSE afete um número cada vez maior de pessoas no Brasil e no mundo.


O PAPEL DO KARATÊ NO COMBATE AO ESTRESSE

É nesse contexto que o KARATÊ se apresenta como um grande aliado no combate ao ESTRESSE e suas consequências para a saúde. Isso, por que além dos efeitos físicos - como controle do peso, melhora da circulação, respiração, definição muscular, etc. – o KARATÊ também traz benefícios psicológicos, sociais e comportamentais que contribuem para a diminuição da fadiga; ameniza os sintomas da TPM; melhora a concentração e o foco; melhora o humor e a autoestima; e, eleva a sensação geral de bem-estar.


Praticar KARATÊ induz a produção de Endorfina (neurotransmissor produzido pelo próprio organismo) que é responsável por diminuir a sensibilidade à dor, trazendo a sensação de relaxamento e prazer. Além disso, contribui para a elevação da autoestima; redução dos sintomas depressivos e de ansiedade; controle do apetite, alívio das tensões diárias, melhorar a qualidade do sono; e, diminuição dos níveis de ESTRESSE.



A prática do KARATÊ também ajuda a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, auxiliando no controle à diabetes e melhorando a capacidade coronariana e pulmonar.


COMO SÃO AS AULAS DE KARATÊ?

1 – Aquecimento;

2 – Alongamento;

3 – Kihon (movimentos de ataque e defesa em movimento ou parados);

4 – Kata (sequência programada de técnicas de ataque e defesa realizadas individualmente ou em grupo contra diversos adversários imaginários)

5 – Kumite (luta)

6 – Yakossuku Kumite (luta combinada)

7 – Tori Te (técnicas de defesa pessoal)

8 – Meditação e relaxamento

Após uma hora de treino (que pode gerar gastos calóricos próximos às 800 calorias), os alunos retornam às suas casas ou trabalhos com a mente e corpo aliviados e relaxados.




PRATICANDO KARATÊ, VOCÊ MELHORARÁ SUA AUTOESTIMA E TERÁ MAIS CONTROLE EMOCIONAL

Uma das grandes contribuições do KARATÊ para a vida é a forma com a qual ele contribui para o domínio do autocontrole e elevação da autoestima de seus praticantes. A medida em que os treinos evoluem, o praticante vai aprendendo mais sobre a filosofia do KARATÊ e - principalmente - sobre si e seu potencial de persistir e ir além do que achava ser capaz, ganhando autoconfiança para seu dia a dia.


Em relação ao controle emocional, no início e fim de cada treino acontece uma meditação (Mokuso). Neste momento, todas as questões não relacionadas ao Karatê devem ser deixadas do lado de fora do Dojo, o que ajuda a relaxar e manter o foco no que é ensinado.


PRATIQUE KARATÊ, COMBATA O ESTRESSE E GANHE MAIS QUALIDADE DE VIDA

Como você pode perceber, praticar KARATÊ semanalmente vai contribuir muito para o combate ao ESTRESSE do dia a dia e para o aumento da sua qualidade de vida pessoal e profissional.



Você observará sua produtividade aumentar, seu humor melhorar, seu foco e concentração melhorarem. Sentirá os efeitos físicos na disposição diária, na respiração, na definição muscular e na perda de peso.


Tudo isso impactará muito positivamente no seu dia a dia profissional, pode acreditar.



Espero que este post tenha ajudado você a conhecer um pouco mais sobre os benefícios que o Karatê Goju Ryu Seigokan pode trazer pra sua vida.

Se animou? Então vem treinar com a gente.


E caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, envie uma mensagem que terei grande prazer em responder.


Oss!


Sensei Rey Araújo

Faixa Preta 2º Dan - GSKB (Goju Ryu Seigokan Karate-do Brasil)

Faixa Preta 2º Dan - CBK (Confederação Brasileira de Karatê)

GSKB - Goju Ryu Seigokan Karatê-do Brasil



Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon