Buscar

OS BENEFÍCIOS DO KARATÊ PARA A CRIANÇA AUTISTA

Atualizado: 26 de Mar de 2019

Você sabia que o Karatê pode contribuir muito para a qualidade de vida da criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista)? Veja alguns benefícios desta relação de amor e superação.



O Autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma síndrome caracterizada pelo comprometimento da comunicação (verbal e não-verbal), interação social e comportamento. Seus sinais podem ser percebidos na criança antes mesmo dos três anos de idade.


A Associação Brasileira de Autismo (ABRA), define o Autismo como “Uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que “crianças e adolescentes pratiquem no mínimo 60 minutos de atividade física por dia”, para ajudar a evitar problemas cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias, etc.


A criança Autista, muitas vezes encontra dificuldade em seguir tal recomendação não só por questões inerentes ao próprio TEA (Transtorno do Espectro Autista) como pouca habilidade motora, dificuldades de interação social, repetição, etc., mas também por não encontrar locais apropriados para a realização de atividades físicas, o que leva os pais a pensarem duas vezes antes de inseri-la na rotina dos filhos. Além do receio – normal para qualquer tipo de atividade física - da criança não se adaptar.


Benefícios do Karatê para a criança Autista

O Karatê é uma arte marcial - nascida em Okinawa, desenvolvida no Japão e disseminada por todo mundo - que visa o aprimoramento físico e mental do praticante, assim como do seu caráter, ética, disciplina, hierarquia, respeito, companheirismo, da sua autodefesa, entre outros.


Em mais de 95% do tempo o Karatê é praticado em pé e com movimentação intensa, sem agarrões e imobilizações no solo. Tais características, o fazem trabalhar eficientemente a coordenação motora, a memória, o planejamento motor, o preparo físico, a flexibilidade, o reflexo, a lateralidade, a atenção, entre outros.


O Karatê, assim como outros esportes, pode alavancar uma melhora significativa na qualidade de vida e socialização destas crianças. Ela terá ganhos cognitivos, na coordenação motora, na socialização, na autoconfiança e na autoestima.

Importante ressaltar que, em geral, não há restrição para que a criança Autista pratique atividades físicas. Porém, recomendo que antes de iniciar no Karatê ou qualquer outro esporte, os pais conversem com os profissionais que fazem o acompanhamento da criança. Isso é importante por que, dependendo no grau de autismo, alguns esportes podem se adequar melhor ao perfil da criança.


Dito isso, vejamos alguns benefícios do Karatê para a criança Autista:


• Contribui para a sua socialização, impactando diretamente na integração com outras pessoas e na sua confiança;


• Estimula o senso de atenção, tornando-a mais focada por maiores períodos de tempo;


• Auxilia no planejamento motor da criança, dando mais noção de tempo e espaço. Por exemplo, ela vai perceber que precisa executar determinado movimento de ataque ou defesa para alcançar um oponente, além de mirar em determinada parte do corpo para conseguir acerta-lo;


• O Karatê ensina questões cotidianas como obediência de regras, respeito a hierarquias e a saber lidar com a alegria das vitórias e as frustrações das derrotas;


• A disciplina do Karatê ajuda na melhora do comportamento, do respeito e na receptividade com as pessoas;


• Atividades como ataque, defesa e esquiva são ações que exigem certa harmonia dos movimentos, impactando na melhoria da coordenação motora e reflexos;


• Os treinos de Karatê estimulam o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a superação de desafios diariamente;


• Diminui a “agressividade” e a estereotipia da criança, uma vez que a auxilia a se comunicar de forma mais adequada, amenizando a repetição de movimentos como balançar as mãos ou bater os pés, por exemplo;


• Além do gasto calórico, a criança vai usufruir de desenvolvimento motor e cognitivo, ampliando sua consciência corporal e organização cotidiana. Isso por quê os treinos de Karatê são realizados com sequências programadas de movimentos que devem ser observados e lembrados no momento de sua execução.


É fato que o Karatê é uma arte marcial que aprimora o autoconhecimento físico e mental, e isso pode ser de grande valia para o desenvolvimento geral das crianças, inclusive da criança Autista.

É comum as pessoas acharem que se autoconhecem antes de praticar o Karatê, mas com a prática, observam e vencem diversas limitações na forma de se movimentar, de raciocinar, de respirar, de se autocontrolar, etc. e o Karatê auxilia na melhora progressiva destes aspectos também para a criança Autista.


Para terminar, repito o que disse anteriormente ao longo do texto, o Karatê – assim como outros esportes - contribuirá para o desenvolvimento da coordenação motora, das funções cognitivas, da atenção, do equilíbrio, do comportamento, da comunicação, da socialização, da autoconfiança, da autoestima e qualidade de vida em geral da criança, tornando-a mais feliz e independente no dia a dia.


Fontes:

OMS – Organização Mundial da Saúde - https://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activity-recommendations-5-17years.pdf

ABRA - Associação Brasileira de Autismo - www.autismo.org.br/

Blog Espaço Autista - http://espacoautista.blogspot.com/2013/04/terapia-com-artes-marciais-para.html


Espero que este post tenha ajudado você a conhecer um pouco mais sobre os benefícios que o Karatê Goju Ryu Seigokan pode trazer para a vida do seu filho.


Se animou? Então, traga-o pra com a gente.


E caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, envie uma mensagem que terei grande prazer em responder.


Oss!


Sensei Rey Araújo

Faixa Preta 2º Dan - GKS (Goju Ryu Karate-do Seigokai)

Faixa Preta 2º Dan - CBK (Confederação Brasileira de Karatê)


Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon