Buscar

Karatê para mulheres: 5 benefícios imperdíveis [+bônus]

Atualizado: 30 de Out de 2018

Além de ser uma eficiente arte marcial para defesa pessoal da mulher, o Karatê Goju Ryu Seigokan traz muitos benefícios para sua saúde física e mental. Confira 5 deles e mais um BÔNUS IMPERDÍVEL no final do post.



1 - DEFINE A MUSCULATURA E AUMENTA SUA RESISTÊNCIA

Uma única aula de Karatê Goju Ryu Seigokan pode fazer você queimar cerca de 900 calorias. Isso acontece porque em cada aula você vai aquecer e alongar os músculos, praticar o Kihon (movimentos de ataque, defesa e bases), o Kata (sequência simulada de combate), o Kumite (Luta), o Yakossuku Kumite (Luta combinada) e o Tori Te (Técnica de defesa pessoal). Esse conjunto de trabalhos físicos são aliados poderosos para você que busca o emagrecimento e o fortalecimento dos membros inferiores, superiores e abdômen.


E tem mais, conforme as aulas vão evoluindo, o Sensei aumenta progressivamente a exigência de velocidade e explosão dos movimentos, o que vai gerar ainda mais gasto calórico e o aumento de potência e da resistência muscular.


2 - MELHORA SUA AUTOESTIMA E SUA AUTOCONFIANÇA

Uma das grandes contribuições do Karatê Goju Ryu Seigokan para a vida da mulher é a forma com a qual ele contribui para a elevação da sua autoestima.


Na medida em que os treinos evoluem, você vai observar a melhora na sua forma física; absorver conceitos sobre superação, disciplina, paciência e perseverança; aprender a se defender; e, encarar os desafios diários com mais resiliência e determinação. Isso impacta diretamente na melhora de sua autoestima e autoconfiança para seu dia a dia.



3 - AUMENTA A FLEXIBILIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA

Todas as aulas de Karatê Goju Ryu Seigokan se iniciam com aquecimento e alongamento. Desta forma, seu corpo ficará preparado para realizar os movimentos de ataque e defesa durante o treinamento, desenvolvendo a flexibilidade ideal para que a execução seja correta. Isso também contribuirá para o aumento da força muscular.


Outro ponto que será aprimorado com a sequência das aulas é a coordenação motora. O Karatê envolve muitos movimentos em sequência e realizados simultaneamente, como a troca de bases enquanto defende, chutes e socos simultâneos, quadril para um lado e olhar para outro, rotação e mudanças de direção, enfim, sua coordenação motora será potencializada e as atividades do dia a dia ficarão muito mais fluídas.



4 - DESENVOLVE OS REFLEXOS E A CAPACIDADE CARDIOVASCULAR

Sabe aquele objeto que você esbarrou e QUASE conseguiu salvar antes de cair no chão? Então, o Karatê Goju Ryu Seigokan vai te ajudar a salvar todos (ou quase todos... Rs).

Exageros a parte, o treinamento de Karatê feminino envolve velocidade, esquivas, explosão e vai aprimorar sua percepção de tempo e espaço. Esse conjunto de ações vai fazer com que você desenvolva progressivamente seus reflexos.


Seu coração também será muito beneficiado, e não será apenas pelo fato de que você vai se apaixonar loucamente pelo Karatê Goju Ryu Seigokan, mas pelo fato do coração ser um músculo e precisar ser exercitado para prevenir problemas e garantir seu pleno funcionamento ao longo da vida.


A prática do Karatê Goju Ryu Seigokan contribui muito para a saúde cardiovascular, uma vez que proporciona o bombeamento eficiente do sangue e o transporte do oxigênio para todas as partes do corpo.



5 - VOCÊ VAI DESENVOLVER SUA RESPIRAÇÃO, SEU FOCO E SUA CONCENTRAÇÃO

Uma das principais características do Karatê Goju Ryu Seigokan é seu trabalho de respiração (IBUKI), sendo ele um dos pontos mais importantes na sua prática, inclusive, com trabalhos específicos relacionados à força e ritmo de expiração e inspiração. Tudo isso, paralelo à execução dos movimentos de ataque e defesa.


Essa nova forma de respiração vai passar a fazer parte do seu dia a dia e, automaticamente, será usada em momentos de estresse, angústia, euforia, dificuldades, entre outros.


E tem mais, você vai perceber que vai ficar muito mais focada e concentrada. Isso por que a prática do Karatê envolve muita observação e raciocínio. É preciso ter bastante atenção aos detalhes do treino, observando o Sensei executar as técnicas de ataque, defesa, bases, respiração, etc.


Com o passar do tempo, esses hábitos serão incorporados automaticamente no seu cotidiano, contribuindo para seu poder de observação, concentração e foco nas atividades diárias.



BENEFÍCIO BÔNUS - O KARATÊ VAI TE ENSINAR A SE DEFENDER


[IMPORTANTE] Antes de tudo, diante de um mundo tão violento, é importante ressaltar que jamais devemos reagir a assaltos e outros tipos de violência já entranhadas em nosso dia a dia. E também, deixar claro que a natureza do Karatê é a de não agressão, devendo ser usado somente em casos extremos e para a autodefesa.


Porém, o que observamos hoje é que muitos homens se aproveitam de situações casuais para assediarem mulheres no dia a dia em transportes públicos, trabalho, boates e eventos diversos.


Outra situação a ser observada é a da violência doméstica. Sempre praticada de forma covarde e se aproveitando do fato das mulheres estarem indefesas, seja física, moral ou socialmente.


Em muitos casos, esses agressores covardes, ao perceberem qualquer reação da mulher, recuam. E é exatamente neste ponto que o Karatê pode ajudá-la em sua autodefesa, uma vez que fortalecida física e moralmente, a sua reação será a de não aceitar a violência.


Veja alguns dados alarmantes sobre a violência praticada contra a mulher no Brasil e no mundo:

No mundo

  • Até 70% das mulheres sofrem violência ao longo da vida;

  • A violência física imposta por um parceiro íntimo, como espancamento, relações sexuais forçadas  e outras condutas abusivas, é a forma mais comum de violência sofrida pelas mulheres no mundo;

  • Mulheres com idade entre 15 e 44 anos têm maior risco de sofrerem estupro e violência doméstica do que de ter câncer ou sofrer um acidente de carro.


No Brasil

  • A cada 4 minutos uma mulher é vítima de agressão e a cada uma hora e meia ocorre um feminicídio (morte de mulher por questões de gênero);

  • Mais de 43 mil mulheres foram assassinadas nos últimos 10 anos, boa parte pelo próprio parceiro;

  • O Brasil é o sétimo país no ranking de assassinato de mulheres dentre 84 países. Os números são maiores do que os de todos os países árabes e africanos;

  • Estima-se que mais de 13 milhões e 500 mil brasileiras já sofreram algum tipo de agressão de um homem, sendo que 31% dessas mulheres ainda convivem com o agressor e 14% (700 mil) continuam a sofrer violências;

  • Embora 54% dos brasileiros conheçam uma vítima de violência doméstica, apenas 18,6% das mulheres afirmaram já ter sido vítima dessa violência. O medo ainda é o maior inibidor das denúncias de agressões contra as mulheres;

  • Mais de 2.000 homens são presos anualmente por agredirem suas parceiras.

  • 30% das mulheres acreditam que as leis do país não são capazes de protegê-las da violência doméstica;

  • A violência física predomina, mas cresce o reconhecimento das agressões moral e psicológica;

  • 75% dos brasileiros acreditam que as agressões nunca ou quase nunca são punidas.

Fonte: http://centralmulheres.com.br/data/avon/Pesquisa-Avon-Datapopular-2013.pdf


A linhagem Goju Ryu Seigokan e a autodefesa feminina


O Karatê Goju Ryu Seigokan é um estilo que utiliza movimentos de força/tensão (GO) e suavidade/leveza (JU). De forma bem simplificada, seu objetivo é desabilitar o oponente para o combate ao invés de nocauteá-lo por meio da força, para isso se utiliza de golpes nos olhos, pontos vitais, articulações e torções diversas.


Sua forma de defesa procura não criar obstáculos (força x força), mas sim, desviar dos ataques com rapidez e precisão por meio de esquivas e deslocamento. Para isso, trabalha bastante o quadril e os contra-ataques.


Sua respiração é muito importante e foi desenvolvida com base na observação do gato, onde o lutador geralmente se encolhe com a respiração controlada e ao contratacar, libera o ar e a energia.


Diante de características tão distintas e considerando que fisiologicamente a mulher possui menos força física que o homem, o Karatê Goju Ryu Seigokan se apresenta como uma ótima opção de defesa pessoal para mulheres.


Além dos pontos citados acima, o criador da linhagem Seigokan, Hanshi Seigo Tada, desenvolveu técnicas especiais de defesa pessoal feminina - conhecidas como Tori Te - que visam utilizar a força do oponente contra si mesmo e a incapacitação dele para o combate.


-------------------------------------------


Então é isso, vem treinar com a gente e conferir na prática esses e outros vários benefícios que o Karatê pode trazer pra sua vida.


E caso queira tirar alguma dúvida a respeito dos pontos citados acima, entre em contato clicando aqui ou pelo Whatsapp 22-99731 2345.


OSS!


Sensei Rey Araújo

Faixa Preta 2º Dan - GSKB (Goju Ryu Seigokan Karate-do Brasil)

Faixa Preta 2º Dan - CBK (Confederação Brasileira de Karatê)

GSKB - Goju Ryu Seigokan Karatê-do Brasil

Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon