Buscar

karatê goju ryu seigokan: 5 benefícios para potencializar sua qualidade de vida

Atualizado: 30 de Out de 2018

Olá!


Nesse post de abertura do nosso Blog, vou apresentar 5 benefícios (na verdade são 9, mas deixarei os outros 4 para um próximo post...rs) poderosos que a prática do Karatê vai trazer pra sua vida.


Caso você não saiba, o Karatê Goju Ryu Seigokan é uma arte marcial japonesa eficiente para defesa pessoal criada e desenvolvida com o objetivo de preservar a integridade física de quem o pratica. E exatamente por movimentar eficientemente todo o corpo, se apresenta como um excelente exercício físico para crianças, adolescentes, adultos e até idosos, melhorando a mobilidade, a força e a flexibilidade.


O Karatê também é um aliado poderoso de quem deseja benefícios mais estéticos como emagrecer e ganhar definição muscular. Afinal, ele é um excelente exercício aeróbico, trabalha eficazmente a circulação sanguínea, levando oxigênio para todo o corpo.


Por outro lado, temos outro fator tão importante quanto os anteriores: SUA RICA FILOSOFIA.


O Karatê contribui em muitos aspectos psicológicos e comportamentais (principalmente para crianças e adolescentes), sendo os principais: a disciplina, o respeito, a autoconfiança, o autocontrole, a concentração, a pontualidade, a socialização, a honestidade, a ética, a responsabilidade, a competitividade, etc.



Como podemos perceber, além do corpo, o Karatê trabalha habilidades analíticas e interpessoais, desenvolve uma postura confiante e traz equilíbrio psicológico para agir de forma correta em diversas situações. Aquele que se dedica à sua prática evolui na capacidade de lidar com as pessoas e com o mundo a sua volta, entendo sua condição como ser humano e aprendendo a lidar com os problemas e enfrentamentos do dia a dia.


A filosofia do Karatê visa o desenvolvimento pessoal e o cultivo de uma vida saudável. Sua prática não visa a violência ou agressão, mas sim, a busca incansável do equilíbrio da mente e o desenvolvimento do caráter. Por isso, é uma atividade recomendada para homens e mulheres, adultos, crianças e até idosos.


Vejamos abaixo alguns do principais benefícios que o Karatê pode trazer para sua vida:


1) Você aprende a se defender de forma eficaz

Antes de tudo, deixo claro que o Karatê não visa a violência ou agressão. Pelo contrário, que o pratica, entende que seu grande objetivo é nunca se envolver em brigas e confusões. Lutar, só dentro Dojo (academia).


Mas tratando-se de arte marcial, o Karatê Goju Ryu Seigokan é eficientíssimo quando o assunto é autodefesa. Quando foi criado (Em Okinawa, Japão, entre os séculos XVIII e XIX), saber se defender sem armas era questão era de vida ou morte. Seus praticantes contavam apenas com sua habilidade para resistir a ataques de oponentes de diversas origens. Para isso, contavam com seus braços, pernas, mãos e pés para efetuar ataques e defesas.


Obviamente, as ameaças nos dias de hoje são totalmente diferentes da época de sua criação, por esse motivo não encorajamos ninguém a combater fora do Dojo. Mas é fato que a eficiência do Karate como defesa pessoal é um fator de grande relevância.


2) Você vai emagrecer e ganhar definição muscular

Eis um dos motivos que vem trazendo muitas pessoas para o Dojo. Por ser uma atividade física de alto gasto calórico (uma aula de 1h pode te fazer queimar cerca de 1.500 calorias), o Karatê é um grande aliado de quem busca a perda de peso. Ele trabalha todas as partes do corpo, fortalecendo os membros superiores e inferiores, gerando definição muscular e melhorando seu preparo físico.


Desta forma, quem busca emagrecer e aprimorar a forma física, encontra no Karatê uma excelente opção.




3) Você melhorará sua autoestima e dominará seu controle emocional

Uma das grandes contribuições do Karatê para a vida é a forma com a qual ele contribui para o domínio do autocontrole e elevação da autoestima de seus praticantes. À medida em que os treinos evoluem, o praticante vai aprendendo mais sobre o Karatê e - principalmente - sobre si e seu potencial de persistir e ir além do que achava ser capaz, ganhando autoconfiança para seu dia a dia.


Em relação ao controle emocional, no início de cada treino acontece uma meditação (Mokuso) que serve para preparar mentalmente o praticante para o aprendizado. Neste momento, todas as questões não relacionadas ao Karatê devem ser deixadas do lado de fora do Dojo, o que ajuda a relaxar e manter o foco no que será ensinado.


4) Você desenvolve valores baseados no respeito e na disciplina

A filosofia do Karatê tem fundamentos baseados em valores como disciplina, respeito, honestidade, coragem, compaixão, hierarquia, honra, lealdade, etc. Além de contar com regras e diretrizes básicas de conduta conhecidas como Dojo-kun.


Esses valores são ensinados dentro do Dojo e encorajados a serem aplicados fora dele. Isso acontece pelo fato do Karatê ser um caminho trilhado para toda a vida, seu objetivo é preparar o indivíduo para ser melhor para si mesmo e para a sociedade.


No Dojo, aprende-se a importância de se respeitar os instrutores, os colegas e aprender com os mais velhos, assim como aspectos relativos à pontualidade, dedicação e determinação.


5) Sua coordenação motora, reflexos e postura serão potencializados

Quando o assunto é Karatê, existem dois aspectos importantes relativos ao desenvolvimento da coordenação motora e aos reflexos: os treinos de Kumite (luta) e a execução de Katas (sequência de movimentos de defesa e ataque).


O primeiro (Kumite), porque desenvolve os reflexos e a aplicação adequada de tudo que é ensinado de forma precisa e eficiente.

O segundo (Katas) porque trabalha a coordenação entre as partes do corpo e a memória, ao ponto do praticante conseguir executá-lo até de olhos fechados.


Além disso, movimentar-se com uma postura firme e ereta é parte essencial do treino de Karatê. Todas as técnicas devem ser executadas sem que o praticante fique curvado ou olhando para o chão. Isso impacta diretamente na melhora da postura e na forma cotidiana de se portar.


_______________________________


Por hoje é só pe pe pe pe pessoal... Rs


Em breve, falaremos sobre mais benefícios do Karatê, então aproveita e se cadastra aqui no Blog da Nikkei. Assim você não perde nada.

Aproveita e segue a gente nas redes sociais também, tem os links ali no canto direito superior.


E se estiver em Campos, vem treinar com a gente. Será um prazer receber você. Oss!


Sensei Rey Araújo

Faixa Preta 2º Dan - GSKB (Goju Ryu Seigokan Karate-do Brasil)

Faixa Preta 2º Dan - CBK (Confederação Brasileira de Karatê)

GSKB - Goju Ryu Seigokan Karatê-do Brasil


Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon