Buscar

História do Karatê Goju Ryu

Atualizado: 8 de Nov de 2018


Goju Ryu é um estilo de Karatê originário de Okinawa – Japão – criado e desenvolvido por Chojun Miyagi (1888 - 1953) em 1933.


Para construção do estilo, Miyagi utilizou inúmeros conhecimentos ensinados a ele por Kanryo Higaonna (1853 - 1915), mestre fundador do Naha-Te (arte marcial que fundamentou o que hoje conhecemos como Karate-do).


É um estilo que se caracteriza pelo uso harmônico de técnicas duras e firmes com técnicas suaves e circulares.


Kanryo Higaonna, Chojun Miyagi, Gogen Yamaguchi e Seigo Tada.

GO (duro em japonês), JU (suave em japonês), RYU (estilo em japonês), ou seja, "estilo duro e suave".


O objetivo deste post é oferecer um pouco de informações sobre este que é dos estilos de Karatê mais praticados no mundo.


HISTÓRIA DO GOJU RYU

Historicamente, o estilo Goju Ryu foi criado por Chojun Miyagi. Nascido em 25 de abril de 1888, na cidade de Naha, ilha principal do arquipélago de Okinawa - atualmente parte do território Japonês. Miyagi faleceu em Outubro de 1953 por problemas no coração e teve como principal instrutor o Sensei Kanryo Higaonna.


Cronologia da vida de Chojun Miyagi

  • Nasceu em 25 de abril de 1888 na cidade de NAHA, Okinawa.

  • Iniciou seus treinamentos de Karatê por volta dos 11 anos com Ryuko Aragaki levado por mãe. Ela queria prepara-lo para os dias agitados no período da Restauração Meiji e da Guerra Sino Japonesa. A mãe do jovem Miyagi acreditava que seus filhos deveriam ser preparados tanto na parte física, como na mental.

  • Observando que Miyagi tinha um grande potencial e desejava se dedicar integralmente ao estudo do Karatê, Sensei Aragaki apresentou Miyagi ao famoso mestre Kanryo Higaonna.

  • Apesar de muitos candidatarem-se a discípulo, não era simples o processo de seleção, pois Mestre Higaonna era muito exigente, assim como fora seu mestre na China. A escolha era realizada analisando o espírito, força de vontade, humildade e a vontade de aprender Karate.

  • Em 1902, Miyagi iniciou seu treinamento com Kanryo Higaonna. Higaonna faleceu em 1916.

  • Em 1910, a Primeira Guerra Mundial varreu o mundo e Chojun Miyagi foi convocado para o serviço militar obrigatório. Ele foi soldado dos 20 aos 22 anos.

  • Em 1915, o Sensei Kanryo Higaonna morre. Mas não sem antes deixar com Miyagi todo seu conhecimento.

  • Influenciado pelo Sensei Higaonna, Chojun Miyagi fez sua primeira viagem à China em 1915, refazendo o caminho de seu mestre.

  • Em 1927, ele se apresenta ao fundador do Judo, Jigoro Kano.

  • Em 1930, Miyagi foi convidado para fazer uma apresentação em Tóquio, na celebração da sucessão do príncipe herdeiro Hirohito ao trono. Chojun Miyagi não pôde comparecer, mas enviou seu melhor aluno, Jin'an Shinzato, em seu lugar. Após a demonstração de Shinzato, passaram a perguntar qual era o nome de seu estilo. Shinzato não sabia como responder, pois até o momento Naha-te era o nome mais utilizado. Ele contou esta história a Chojun Miyagi, que pensou muito sobre como chamar seu estilo.

  • Ainda em 1930, Miyagi finalmente dá nome a seu estilo. É criado oficialmente o estilo GOJU RYU.


Chojun Miyagi
  • O nome Goju foi retirado de um poema do Bubishi, um livro sobre as artes medicinais e marciais chinesas, que dizia: "O caminho da inspiração e da expiração é tanto forte/duro quanto suave" (Ho Wa Gojyu Wo Tondo Su).

  • Em 1933, o estilo Goju Ryu foi reconhecido oficialmente como um Budo pela Dai Nippon Butoku Kai.

  • Miyagi ficou famoso e foi convidado a lecionar karate na Universidade de Ritsumeikan em Kyoto, primeiramente em 1935 e depois em 1941, onde formou vários alunos que tiveram participação importante no crescimento do Karate Goju Ryu, tais como os mestres Tomoharu Kizaki, Kuranosuke Kimura, Soo Nei Chu, Seigo Tada, Shozo Ujita, Kenzo Uchiage, Kyo Mori, Hamaguchi, entre outros.

  • Em 1936, Miyagi faz sua segunda visita a China.

  • Em 9 de Outubro de 1953, Chojun Miyagi morre e deixa muitos discípulos, mas nenhum sucessor. Uma vez que seu principal aluno, Jin'an Shinzato, morreu durante bombardeios a Okinawa na Segunda Guerra Mundial.

  • Alguns mestres de karate deram continuidade à sua arte como Eiichi Myazato, Meitoku Yagui, An'ichi Miyagi , Seikichi Toguchi em Okinawa, e mestres como Gogen Yamaguchi, Seiko Higa e o nosso saudoso Mestre Seigo Tada, em Honshu.

  • Em 1998, a Dai Nippon Butoku Kai reconhece o Goju Ryu como um Koryu (artes marciais tradicionais do Japão) e uma forma de Bujutsu (arte marcial focada na parte física de luta e na melhor maneira de derrotar um inimigo).



KATA: A ESSÊNCIA DO GOJU RYU

De forma simplista, podemos dizer que Kata é uma sequência de movimentos de defesa e ataque. Seu aprendizado e prática são essenciais no Karatê.


É nos Katas que se observa a essência e as principais características de cada estilo.

O estilo Goju Ryu possui 12 Katas. Os mais básicos e emblemáticos são o Sanchin e o Tensho, que representam as formas duras e suaves que dão nome ao estilo.


O Kata TENSHO foi criado por Chojun Miyagui com a assistência de seu amigo Kenwa Mabuni que lhe sugeriu a ideia, de acordo com as memórias do filho de Mabuni.


O Kata GEKISAI DAI ICHI foi uma criação conjunta de Miyagi e Shoshin Nagamine para a propagação do Karatê, já o Kata GEKISAI DAI NI é uma alteração do GEKISAI DAI ICHI feita por Miyagi.


Todos os demais Katas clássicos do estilo Goju Ryu são, historicamente, originários da China e foram trazidos pelos mestres Kanryo Higaonna e Chojun Miyagi.


CURIOSIDADE: Naquela época, primeiro os alunos aprendiam e treinavam o Kata SANCHIN durante pelo menos um ano e depois havia uma especialização em um ou dois Katas por parte de cada aluno, geralmente SEIENCHIN (veja aqui) e SEISAN.


Sorte a nossa que hoje em dia, ensina-se todos os Katas conforme a evolução da graduação do aluno (Kyu e Dan), não havendo mais restrições.


Os Katas do estilo Goju Ryu são:

Sanchin (三戦) - 3 batalhas

Tensho (転掌) - Mãos circulares

Gekisai dai ichi (擊碎 1) - Atacar e destruir 1

Gekisai dai ni (擊碎 2) - Atacar e destruir 2

Saifa (砕破) - Esmagar e destruir

Seipai (十八手) - 18 mãos

Seyunchin/Seienchin (制引戦) - Controlar e suprimir a batalha

Shisochin (四向鎮) - Batalhar nas 4 direções

Sanseru (三十六手) - 36 mãos

Seisan (十三手) - 13 mãos

Kururunfa (久留頓破) - Resistir longamente e abruptamente dilacerar

Suparinpei (壱百零八手) - 108 mãos


Além do conjunto tradicional de 12 Katas do estilo Goju Ryu, cada linhagem oriunda do GOJU RYU adicionou outros Katas, criados geralmente pelo fundador da escola.


Na linhagem GOJU RYU SEIGOKAN, temos mais dois Katas criados pelo Sensei Seigo Tada, KIHON KATA e UKE NO KATA.


Além de serem importantíssimos para o aprimoramento das técnicas, os Katas também ajudam a identificar a qual linhagem um Karateca da GOJU RYU pertence.


COMO FORAM CRIADAS AS LINHAGENS DENTRO DO ESTILO GOJU RYU?

Existe muita curiosidade sobre como nasceram linhagens como a GOJU RYU SEIGOKAN dentro do estilo Goju Ryu.


O principal motivo observado é que em vida, Chojun Miyagi não indicou oficialmente um sucessor, daí alguns de seus alunos mais proeminentes (e até os alunos de seus alunos) iniciaram suas próprias linhagens de Goju Ryu, tais como Eiichi Miyazato, Seigo Tada, Gogen Yamaguchi e Meitoku Yagi.


SISTEMA DE GRADUAÇÃO NO ESTILO GOJU RYU

Como já foi dito no post sobre o significado de DAN (veja aqui), o uso das graduações Kyu/Dan e as faixas coloridas foi um sistema criado pelo fundador do Judo, Sensei Jigoro Kano.


A coloração das faixas varia de acordo com cada estilo de Karatê. No estilo Goju Ryu, as linhagens possuem sistemas de coloração com pequenas diferenças até que se alcance a faixa preta, como é caso da graduação na GOJU RYU SEIGOKAN (veja aqui). Vejamos as principais:


IOGKF (Internacional Okinawa Goju-Ryu Karate-do Federation)

Branca - 10º Kyu

Branca 1 ponta - 9º Kyu

Amarela - 8º Kyu

Laranja - 7º Kyu

Azul - 6º Kyu

Verde - 5º Kyu

Roxa - 4º Kyu

Marrom/Castanho - 3º Kyu

Marrom/Castanho 1 ponta - 2º Kyu

Marrom/Castanho 2 pontas - 1º Kyu

Preta - 1º Dan - 10º Dan


IKGA (International Karatedo Gojukai Association) é uma escola de caratê Goju-Ryu fundada por Gogen Yamaguchi

Branca - 7º Kyu

Amarela - 6º Kyu

Laranja - 5º Kyu

Azul - 4º Kyu

Verde - 3º Kyu

Roxa - 2º Kyu

Marrom/Castanho - 1º Kyu

Preta - 1º Dan ao 10º Dan


SAJKA – (Seigokan All Japan Karate-do Association) Linhagem fundada pelo Sensei Seigo Tada, 9º Dan

Branca - 10º Kyu

Amarela - 9º Kyu

Amarela 1 ponta verde - 8º Kyu

Amarela 2 pontas verdes - 7º Kyu

Verde - 6º Kyu

Verde 1 ponta marrom - 5º Kyu

Verde 2 pontas marrons - 4º Kyu

Marrom - 3º Kyu

Marrom 1 ponta preta - 2º Kyu

Marrom 2 pontas pretas- 1º Kyu

Preta - 1º Dan - 8º Dan


Curiosidades sobre o estilo Goju Ryu

O personagem Kensuke Miyagi do filme Karate Kid, mais conhecido como Senhor Miyagi, interpretado por Pat Morita é uma homenagem ao criador do estilo Goju Ryu Chojun Miyagi. Inclusive, o Karate ensinado ao discipulo Daniel Larusso é baseado no Goju Ryu. Katas como Tensho e Seienchin são executados no filme.



No Filme O Faixa Preta (Kuro Obi) um dos personagens principais, Giryu, é interpretado por Akihito Yagi, Karateca da Meibukan Goju Ryu. Este executa os movimentos reais do Goju Ryu no filme e apresenta diversos Katas como o Sanchin, Tensho, Shisochin e Seipai.


Fontes:

http://www.jkfgojukai.org/

http://www.iogkf.com/about_iogkf/goju-ryu-history

http://www.seigokan.com.br/historia/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Goju-ryu


E se estiver em Campos dos Goytacazes, vem treinar com a gente. Além de aprender uma defesa pessoal eficiente, você vai emagrecer, definir a musculatura, melhorar a concentração e o foco, aprimorar a saúde cardiovascular, entre outros benefícios que o Karatê oferece.


Será um prazer receber você.


E em caso de dúvidas, entre em contato. Oss!


Sensei Reinaldo Araujo

Faixa Preta 2º Dan pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê) e GSKB (Goju Ryu Seigokan Karate-do Brasil)

GSKB - Goju Ryu Seigokan Karatê-do Brasil

Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon