Buscar

Conhecendo AS BASES NO KARATÊ (Tachi waza) - Parte 2

Atualizado: 30 de Out de 2018




Olá, dando continuidade ao post anterior - Conhecendo AS BASES NO KARATÊ (Tachi waza) - Parte 1 - abordarei aqui as bases MUSUBI DACHI, HEIKO DACHI, KOKUTSU DACHI e NEKOASHI DACHI.


As duas primeiras se tratam de bases de preparação e relaxamento, enquanto as duas seguintes tem direcionamento ao combate.


KOKUTSU DACHI


De forma simples, podemos dizer que o KOKUTSU DACHI é uma base longa usada majoritariamente para defesa (No Goju Ryu Seigokan, a projeção de ataque desta base se chama KOZA ZUKI DACHI). Seu formato lembra um ZENKUTSU DACHI invertido, com cerca de 80% do peso do corpo distribuído na perna de trás, os pés se posicionam paralelos e alinhados ao quadril.


Essa característica favorece bastante a transição para uma postura mais ofensiva, viabilizando contra golpes potentes (principalmente em ZENKUTSU DACHI e KOZA ZUKI DACHI, como citado anteriormente) devido a facilidade de se trabalhar o giro do quadril.


Obs. Nos estilo Goju Ryu, o KOKUTSU DACHI é executado de forma diferente de outros estilos de Karatê.


----------------


MUSUBI DACHI


Uma base que tem como principal objetivo estabelecer a consciência para a guarda, uma vez que proporciona a possibilidade de ação em várias direções ao mesmo tempo.


É uma base usada em saudações no início e término dos treinos, bem como no começo e no final dos Katas.


Num entendimento mais amplo, considerando que a palavra Musubi costuma ser escrita com ideogramas que significam "concluir" ou "fechar", como também "inúmeros" ou "infinito", o conceito da base traria o entendimento de infinitas possibilidades, onde o praticante encontra-se preparado para enfrentar diversas situações, seja ou não de luta.


Nela, os calcanhares ficam juntos e a pontas dos pés separadas, formando um "V". Os joelhos ficam retos e relaxados.




HEIKO DACHI

É uma base natural geralmente antecedida pelo MUSUBI DACHI. Os pés ficam paralelos, na largura dos ombros e os joelhos relaxados.


---------------


NEKOASHI DACHI

Base muito característica do estilo Goju Ryu. É conhecida como a "postura do gato" devido ao fato do praticante ficar semelhante a um felino, pronto para a ação.

Sua execução deve ser feita com o quadril direcionado para frente e as duas pernas flexionadas, sendo que a de trás ficará com cerca de 80% do peso e a da frente praticamente "solta" na ponta do pé.


O alinhamento do pé dianteiro deve apontar para frente e formar um angulo de 45º com o calcanhar do pé de trás.


O fato do peso do praticante fica concentrado na perna traseira, permite uma movimentação rápida em diversas direções.


-------------


Obviamente, existem muitas outras bases no Karatê. Além disso, algumas de mesma forma são chamadas de nomes diferentes conforme cada estilo. Porém, meu objetivo com estes posts é apresentar de forma simples as principais bases usadas no Goju Ryu Seigokan e auxiliar no aprendizado.


Se você quiser tirar alguma dúvida ou contribuir com informações sobre esse conteúdo, fique a vontade pra entrar em contato, será um prazer aprender com você.


E se estiver em Campos dos Goytacazes, vem treinar com a gente. Será um prazer receber você.


E em caso de dúvidas, entre em contato. Oss!


Sensei Rey Araújo

Faixa Preta 2º Dan - GSKB (Goju Ryu Seigokan Karate-do Brasil)

Faixa Preta 2º Dan - CBK (Confederação Brasileira de Karatê)

GSKB - Goju Ryu Seigokan Karatê-do Brasil

Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon