Buscar

Conhecendo AS BASES NO KARATÊ (Tachi waza) - Parte 1

Atualizado: 30 de Out de 2018



O Karatê Goju Ryu Seigokan - assim como outros estilos - é baseado no uso controlado da força e energia do karateca. Para que sejam bem canalizadas, a energia e a força dos ataques e defesas precisam de boa fixação e estabilidade ao solo, uma vez que nenhum golpe será eficiente o bastante se quem o executar não estiver devidamente plantado ao solo.


Sendo assim, vamos falar um pouco de cada base, suas principais características e formas de utilização. Neste post, abordaremos 3 das principais bases do estilo Goju Ryu Seigokan: Sanchin Dachi, Zenkutso Dachi e Shiko Dachi.


SANCHIN DACHI


O SANCHIN DACHI é uma base alta utilizada em todos os Katas do estilo Goju Ryu Seigokan. Sua execução correta é feita com os pés posicionados na largura dos ombros, ambos direcionados levemente para o centro e com os joelhos ligeiramente flexionados para dentro, protegendo os orgãos genitais. O quadril e o tronco direcionados para a frente.


Um dos macetes para o posicionamento correto dos pés é alinhar o dedão do pé de trás ao calcanhar do pé da frente.


O SANCHIN DACHI É uma base muito estável e que proporciona muita solidez e estabilidade nos avanços, recuos e esquivas, deixando o Karateca em posição confortável para girar a cintura e aplicar golpes de pernas e mãos com potência e precisão.


Posicionamento dos pés em relação ao tronco.

ZENKUTSU DACHI


O ZENKUTSU DACHI é uma base baixa e de abertura longa, caracterizada por potencializar os ataques frontais. Sua excução é feita com o joelho da perna da frente dobrado (onde ficará cerca de 60-70% do peso do corpo) e a perna de trás esticada. O pé da frente ligeiramente direcionado para o centro e o pé de trás ligeiramente direcionado para fora.


O tronco e o quadril ficam direcionados para frente.



SHIKO DACHI


Shiko Dachi - visão frontal

Uma das bases mais utilizadas no estilo Goju Ryu Seigokan é o SHIKO DACHI, uma base média que se caracteriza por distribuir o peso de quem o executa igualmente entre as pernas.


O SHIKO DACHI deve ser executado com os joelhos dobrados e os pés direcionados para fora num ângulo de cerca de 45º.


Praticamente todos os Katas do Karate Goju Ryu Seigokan utilizam esta base, veja a execução do Kata Seienchin abaixo.



Para conhecer outras bases de Goju Ryu Seigokan, dá uma olhada na parte 2 deste post - Conhecendo as Bases no karatê (parte 2).


E se estiver em Campos dos Goytacazes, vem treinar com a gente. Será um prazer receber você.


Siga-nos no Instagram e no Facebook - @nikkeicampos

Sensei Rey Araújo

Faixa Preta 2º Dan - GSKB (Goju Ryu Seigokan Karate-do Brasil)

Faixa Preta 2º Dan - CBK (Confederação Brasileira de Karatê)

GSKB - Goju Ryu Seigokan Karatê-do Brasil


Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon