Buscar

COMO O KARATÊ CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO Da DISCIPLINA na vida de crianças

Atualizado: 30 de Out de 2018

Olá! Tudo bem? =)


Tenho recebido muitas perguntas sobre como o Karatê contribui para o desenvolvimento da DISCIPLINA na vida de crianças e adolescentes. Por isso, resolvi preparar este pequeno post e esclarecer alguns aspectos deste assunto de forma bem objetiva.




De forma literal, a palavra DISCIPLINA tem alguns significados distintos. Para este post vou citar aqueles que considero mais relacionados ao Karatê:


1 - Comportamental: Ter uma boa conduta social, respeitando regras e regulamentos destinados a manutenção da ordem em determinado grupo;

2 - Constância: Maneira de agir constantemente a fim de alcançar um objetivo.


Estes 2 aspectos são fundamentais para que o praticante de Karatê consiga desenvolver-se tanto física, como mentalmente.


KARATÊ e DISCIPLINA


"O maior objetivo do karatê é a perfeição do caráter por meio do árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo." Gichin Funakoshi


Em primeiro lugar, vamos falar do aspecto comportamental.


Uma boa escola de Karatê deve EXIGIR que seus praticantes tenham BOA CONDUTA dentro e fora do DOJO. Isso envolve o respeito ao Sensei e aos colegas; não se envolver em brigas e confusões; ser cortez com as pessoas com quem se relaciona; organização de seus pertences e cuidados com o DOJO de treinamento; respeitar a hierarquia dentro do DOJO; além de outros aspectos devidamente listados no DOJO KUN e que necessitam ser seguidos e respeitados.


Outro aspecto essencial da DISCIPLINA no Karatê é a constância.


O ensino do Karatê se baseia em 3 pilares princiais: KIHON (movientos de ataque, defesa e bases); KATA (sequências simuladas de luta); e, KUMITE (luta).


Acontece que para alcançar níveis satisfatórios de execução destas téncicas, o praticante necessita repetí-las inúmeras vezes a cada treinamento ao longo de toda vida. Esse processo exige muita DISCIPLINA do praticante, principalmente no início, quando tudo parece dificil, a flexibilidade é ruim, o quadril é duro, a velocidade é lenta e até uma simples execução de socos e ponta pés pode parecer impossível.


É a DISCIPLINA que vai levá-lo a novos patamares técnicos.


E essa experiência de vida aprendida no Karatê vai ecoar por toda sua vida. Seja na escola, na faculdade, ao estudar para um concurso público, enfim, sempre que que houver um objetivo e o caminho for penoso, a DISCIPLINA desenvolvida no Karatê será aplicada e tornará tudo mais fácil.



Em resumo, a DISCIPLINA desenvolvida no Karatê moldará o caráter de seu praticante em termos comportamentais (aspectos relativos à boa conduta no meio social) e em relação à constância necessária para percorrer caminhos difíceis quando buscar desafios ao longo da vida.


O Karateca de absorve o real conceito de DISCIPLINA se torna um ser humano realizador, cortez, educado e bem visto pela sociedade. Ele dificilmente desistirá de seus objetivos ao se deparar com dificuldades e contribuirá para a formação de uma sociedade melhor.


E se estiver em Campos dos Goytacazes, vem treinar com a gente. Será um prazer receber você.


E em caso de dúvidas, entre em contato. Oss!


Sensei Rey Araújo

Faixa Preta 2º Dan pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê) e GSKB (Goju Ryu Seigokan Karate-do Brasil)

GSKB - Goju Ryu Seigokan Karatê-do Brasil

Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon