Buscar

10 principais benefícios do Karatê Goju Ryu Seigokan no desenvolvimento das crianças

Atualizado: 30 de Out de 2018


Não é novidade que a prática de esportes traz diversos benefícios para a saúde do ser humano. E quando praticado desde a infância, esse “legado” dura por toda a vida. Porém, alguns esportes, além de beneficiarem a saúde física, também contribuem muito para o desenvolvimento intelectual e emocional da criançada. É o caso do Karatê Goju Ryu Seigokan, uma arte marcial desenvolvida no Japão e praticada em todo mundo.


O Karatê traz não só todos os benefícios físicos que o esporte pode oferecer, como também trabalha o comportamento e molda o caráter da criança por meio de sua filosofia voltada para aspectos como respeito, disciplina, ética, perseverança, honestidade, responsabilidade, etc.


Praticar o Karatê desde cedo e absorver sua filosofia traz diversos benefícios para as crianças, vejamos aqueles que considero os 10 principais:


1) Melhora o condicionamento físico e contribui para o fortalecimento da sua saúde.

Um dos primeiros benefícios que a criança vai apresentar ao praticar Karatê é a melhora do seu condicionamento físico. Ela vai gastar calorias por meio dos movimentos, melhorar a respiração, diminuir o percentual de gordura e fortalecer ossos e músculos.


2) Trabalha muito eficazmente a coordenação motora, o equilíbrio e senso de lateralidade.

O Karatê faz a criança movimentar todas as partes do corpo. Ela vai pular, correr, se movimentar lateralmente, realizar flexões e rotações, desenvolvendo assim, habilidades motoras diversas.


[CLIQUE AQUI E RECEBA UM E-BOOK COM INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE OS 10 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO KARATÊ GOJU RYU SEIGOKAN PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS]


3) Desenvolvimento da respiração e da flexibilidade.

A respiração desenvolvida no Karatê ajuda no relaxamento, no foco e na concentração das crianças, assim como no fortalecimento do organismo e até no aumento da resistência a doenças.


Outro fator importante é o desenvolvimento da flexibilidade. Estudos fisiológicos comprovam que a flexibilidade é o único requisito motor que atinge seu auge na segunda infância e vai diminuindo ao longo da vida, caso não seja estimulada.


O praticante de Karatê vai trabalhando sua flexibilidade a cada treino, já que para execução eficiente das defesas, socos e chutes, é necessário um bom aquecimento e alongamento no inicio das aulas.


4) Desenvolve a disciplina e o respeito, assim como a noção de limite na relação com as pessoas.

Os valores aprendidos com a prática do Karatê são indispensáveis em nossa sociedade, afinal, ter disciplina e respeito é muito importante, seja na escola, em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. A filosofia do Karatê auxilia as crianças a reconhecerem e respeitarem seus direitos e seus deveres.





5) Desenvolve os reflexos, a memória e o poder de concentração da criança.

O aprendizado e a prática do Karatê envolvem muita observação e raciocínio. Um dos pontos mais citados por pais e responsáveis quando perguntados sobre o principal motivo de terem matriculado seus filhos no Karatê foi a possibilidade de melhorar o foco e a concentração. Esse pequeno “problema” afeta a criança não apenas na escola, mas também em casa e no convívio social.


6) Fortalece os ossos e músculos, contribuindo para um crescimento saudável.

Principalmente em função da tração e impactos aplicados nos treinamentos, o Karatê é um grande aliado na prevenção de doenças ósseas como a osteopenia (diminuição leve da massa óssea), a osteoporose (diminuição grave da massa) e possíveis fraturas.


7) O aprendizado do Karatê tem uma relação positiva em relação ao Bullying

A falta de confiança e baixa autoestima são os principais fatores observados por estudiosos em relação às crianças que sofrem Bullying. Por outro lado, as crianças que o praticam, normalmente apresentam déficts em relação à sua formação de caráter, como falta de respeito, disciplina, ética, covardia, etc.


Por trabalhar aspectos relativos ao caráter e ao comportamento, o Karatê contribui para que tanto a vítima quanto o agressor possam mudar seu comportamento, uma vez que desenvolve a autoconfiança e a autoestima de quem sofre o Bullying e a reflexão das atitudes de quem o pratica.


Obs. O Karatê não estimula a violência ou a agressividade. Pelo contrário, seu principal objetivo é formar pessoas mais honestas, éticas, corajosas, respeitosas e disciplinadas. Porém, não podemos deixar de lado o aspecto marcial do Karatê, e a criança que o pratica, certamente, terá mais confiança para lidar com aquelas que tendem a intimidá-la.


8) Ajuda a desenvolver o autocontrole em crianças agressivas, hiperativas, inquietas, etc.

Crianças precisam brincar e gastar energia. Algumas mais que as outras, chegando até a serem consideradas hiperativas e inquietas. Essas, talvez sejam as que mais “precisam” do Karatê como auxílio para desenvolver o autocontrole. A prática e absorção da filosofia do Karatê, as direcionam a serem mais focadas, respeitar regras e controlar a agressividade.


9) Desenvolve a paciência com as pessoas, o senso de amizade e o companheirismo.

Os conceitos apresentados às crianças no treinamento de Karatê contribuem para seu processo de socialização e cidadania. Por mais contraditório que possa parecer, uma vez que o Karatê é uma arte marcial, um dos seus principais objetivos é a paz.


10) Contribui para que a criança tenha uma postura corporal adequada.

O treinamento do Karatê exige que a criança se movimente com uma postura ereta e firme. Todos os movimentos e técnicas devem ser executados sem que ela esteja com a coluna curvada ou olhar cabisbaixo. Essa forma de desenvolver o aprendizado do Karatê impacta diretamente na melhora postural e na forma com a qual ela se porta no dia a dia.


Conclusão:

Como atividade física e recreativa, o Karatê para crianças vai contribuir bastante para o desenvolvimento eficiente da psicomotricidade.


Seus princípios filosóficos contribuem para o desenvolvimento intelectual da criança, autoestima, autocontrole, etc. preparando-a para o convívio na sociedade e fortalecendo na sua vida aspectos como disciplina, paciência, honestidade, perseverança e respeito.


E se estiver em Campos dos Goytacazes, vem treinar com a gente. Será um prazer receber você.


E em caso de dúvidas, entre em contato. Oss!


Sensei Rey Araújo

Faixa Preta 2º Dan - GSKB (Goju Ryu Seigokan Karate-do Brasil)

Faixa Preta 2º Dan - CBK (Confederação Brasileira de Karatê)

GSKB - Goju Ryu Seigokan Karatê-do Brasil

Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon