Não é novidade que a prática de esportes traz diversos benefícios para a saúde do ser humano. E quando praticado desde a infância, esse “legado” dura por toda a vida. Porém, alguns esportes, além de beneficiarem a saúde física, também contribuem muito para o desenvolvimento intelectual e emocional da criançada. É o caso do Karatê Goju Ryu Seigokan, uma arte marcial desenvolvida no Japão e praticada em todo mundo.
O Karatê traz não só todos os benefícios físicos que o esporte pode oferecer, como também trabalha o comportamento e molda o caráter da criança por meio de sua filosofia voltada para aspectos como respeito, disciplina, ética, perseverança, honestidade, responsabilidade, etc.
Praticar o Karatê desde cedo e absorver sua filosofia traz diversos benefícios para as crianças, vejamos aqueles que considero os 10 principais:
1) Melhora o condicionamento físico e contribui para o fortalecimento da sua saúde.
Um dos primeiros benefícios que a criança vai apresentar ao praticar Karatê é a melhora do seu condicionamento físico. Ela vai gastar calorias por meio dos movimentos, melhorar a respiração, diminuir o percentual de gordura e fortalecer ossos e músculos.
2) Trabalha muito eficazmente a coordenação motora, o equilíbrio e senso de lateralidade.
O Karatê faz a criança movimentar todas as partes do corpo. Ela vai pular, correr, se movimentar lateralmente, realizar flexões e rotações, desenvolvendo assim, habilidades motoras diversas.
3) Desenvolvimento da respiração e da flexibilidade.
A respiração desenvolvida no Karatê ajuda no relaxamento, no foco e na concentração das crianças, assim como no fortalecimento do organismo e até no aumento da resistência a doenças.
Outro fator importante é o desenvolvimento da flexibilidade. Estudos fisiológicos comprovam que a flexibilidade é o único requisito motor que atinge seu auge na segunda infância e vai diminuindo ao longo da vida, caso não seja estimulada.
O praticante de Karatê vai trabalhando sua flexibilidade a cada treino, já que para execução eficiente das defesas, socos e chutes, é necessário um bom aquecimento e alongamento no inicio das aulas.
4) Desenvolve a disciplina e o respeito, assim como a noção de limite na relação com as pessoas.
Os valores aprendidos com a prática do Karatê são indispensáveis em nossa sociedade, afinal, ter disciplina e respeito é muito importante, seja na escola, em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. A filosofia do Karatê auxilia as crianças a reconhecerem e respeitarem seus direitos e seus deveres.

5) Desenvolve os reflexos, a memória e o poder de concentração da criança.
O aprendizado e a prática do Karatê envolvem muita observação e raciocínio. Um dos pontos mais citados por pais e responsáveis quando perguntados sobre o principal motivo de terem matriculado seus filhos no Karatê foi a possibilidade de melhorar o foco e a concentração. Esse pequeno “problema” afeta a criança não apenas na escola, mas também em casa e no convívio social.
6) Fortalece os ossos e músculos, contribuindo para um crescimento saudável.
Principalmente em função da tração e impactos aplicados nos treinamentos, o Karatê é um grande aliado na prevenção de doenças ósseas como a osteopenia (diminuição leve da massa óssea), a osteoporose (diminuição grave da massa) e possíveis fraturas.
7) O aprendizado do Karatê tem uma relação positiva em relação ao Bullying
A falta de confiança e baixa autoestima são os principais fatores observados por estudiosos em relação às crianças que sofrem Bullying. Por outro lado, as crianças que o praticam, normalmente apresentam déficts em relação à sua formação de caráter, como falta de respeito, disciplina, ética, covardia, etc.
Por trabalhar aspectos relativos ao caráter e ao comportamento, o Karatê contribui para que tanto a vítima quanto o agressor possam mudar seu comportamento, uma vez que desenvolve a autoconfiança e a autoestima de quem sofre o Bullying e a reflexão das atitudes de quem o pratica.
Obs. O Karatê não estimula a violência ou a agressividade. Pelo contrário, seu principal objetivo é formar pessoas mais honestas, éticas, corajosas, respeitosas e disciplinadas. Porém, não podemos deixar de lado o aspecto marcial do Karatê, e a criança que o pratica, certamente, terá mais confiança para lidar com aquelas que tendem a intimidá-la.
8) Ajuda a desenvolver o autocontrole em crianças agressivas, hiperativas, inquietas, etc.
Crianças precisam brincar e gastar energia. Algumas mais que as outras, chegando até a serem consideradas hiperativas e inquietas. Essas, talvez sejam as que mais “precisam” do Karatê como auxílio para desenvolver o autocontrole. A prática e absorção da filosofia do Karatê, as direcionam a serem mais focadas, respeitar regras e controlar a agressividade.
9) Desenvolve a paciência com as pessoas, o senso de amizade e o companheirismo.
Os conceitos apresentados às crianças no treinamento de Karatê contribuem para seu processo de socialização e cidadania. Por mais contraditório que possa parecer, uma vez que o Karatê é uma arte marcial, um dos seus principais objetivos é a paz.
10) Contribui para que a criança tenha uma postura corporal adequada.
O treinamento do Karatê exige que a criança se movimente com uma postura ereta e firme. Todos os movimentos e técnicas devem ser executados sem que ela esteja com a coluna curvada ou olhar cabisbaixo. Essa forma de desenvolver o aprendizado do Karatê impacta diretamente na melhora postural e na forma com a qual ela se porta no dia a dia.
Conclusão:
Como atividade física e recreativa, o Karatê para crianças vai contribuir bastante para o desenvolvimento eficiente da psicomotricidade.
Seus princípios filosóficos contribuem para o desenvolvimento intelectual da criança, autoestima, autocontrole, etc. preparando-a para o convívio na sociedade e fortalecendo na sua vida aspectos como disciplina, paciência, honestidade, perseverança e respeito.
E se estiver em Campos dos Goytacazes, vem treinar com a gente. Será um prazer receber você.
E em caso de dúvidas, entre em contato. Oss!
Sensei Rey Araújo
Faixa Preta 2º Dan - GSKB (Goju Ryu Seigokan Karate-do Brasil)
Faixa Preta 2º Dan - CBK (Confederação Brasileira de Karatê)