DOJO-KUN

De forma simplificada, Dojo-kun é o conjunto de diretrizes educacionais que devem ser seguidas pelos praticantes de Karatê-do.

O Dojo-kun visa à formação do caráter, indo muito além do simples desenvolvimento físico ou desportivo. Por isso, absorvê-lo é tão importante quanto o próprio aprendizado das técnicas.

O Dojo-kun da Goju Ryu Seigokan foi criado pelo próprio Hanshi Seigo Tada – Fundador da Seigokan - e deve ser seguido por todos aqueles que praticam o estilo:

SEJA HONESTO. SEJA HUMILDE. SEJA PERSEVERANTE.

 

Primeiro, todos devem se alinhar esperando pelo Shihan, ao se iniciar o treino não se deve quebrar o ambiente de incentivo mútuo até o final, e finalizar o treino com o espírito de agradecimento para com o mestre e para com os companheiros.

 

Esforçar-se para conseguir os resultados do treinamento mantendo seu coração puro sem nunca esquecer que o Karatê busca o aperfeiçoamento do seu próprio caráter.

 

Pensar continuamente sobre o verdadeiro significado e a forma dos procedimentos de etiqueta/comportamento e esforçar-se para que a prática não caia apenas para o objetivo de exercício físico ou para o nível de um simples passatempo.

 

Atentar continuamente para suas palavras, ações, atitudes e vestes e procurar não se deixar levar pela vaidade, desrespeito e descontrole.

REGRAs DE CONDUTA DA ASSOCIAÇÃO NIKKEI DE KARATE GOJU RYU SEIGOKAN

Seguindo as diretrizes do Dojo-kun da Goju Ryu Seigokan, foram definidas as regras de conduta a serem seguidas nos Dojos da Associação NIKKEI, são elas:

A pontualidade é responsabilidade de todos (Sensei e aluno).

Não é permitido ao aluno abandonar a aula para beber água ou ir ao banheiro sem autorização do Sensei.

Ao entrar e sair do Dojo, reverenciar o local de treino dizendo “OSS”.

É terminantemente proibido o uso do Karatê para agressão ou violência gratuita e covarde. Em hipótese alguma será tolerado seu uso para esses fins.

 

Tão importante quanto o desempenho nos treinos é o desempenho e comportamento em sala de aula, sendo requisito para exame de faixa. 

É responsabilidade de todos manterem o Dojo limpo. Em hipótese alguma, entre calçado, coma ou beba no tatame.

Não serão tolerados: falta de respeito, insolência e desobediência por parte dos alunos.

O Karate-Gi (kimono) deve estar sempre limpo e completo (calça, jaleco e faixa). É permitido o uso de camisa de treino e calça (tecidos flexíveis) para substituição do kimono e caso de lavagem ou impossibilidade de uso.

Nos momentos de descanso não deixe os braços cruzados, mãos na cintura ou encostado na parede.

Ao sentar-se, fique na posição de Seiza (sentado sobre os calcanhares) ou com as pernas cruzadas.

Quando algo estiver sendo ensinado, fique atento. O mesmo se aplica ao momento que seu colega estiver executando um Kata ou Kumite.

Independentemente do motivo, jamais se recuse a treinar com algum parceiro quando o Sensei solicitar.

Quando quiser perguntar algo ao Sensei, levante a mão e aguarde autorização. Fique sempre à vontade para pedir orientação ao Sensei.

Dentro do Dojo, jamais chame o Sensei apenas pelo nome, mesmo que tenha relação próxima com ele. O mais adequado é chamá-lo por Sensei (Professor).

Em hipótese alguma converse, cante, assobie, dance, etc. durante os treinos.

Não é permitido o uso de cordões, pulseiras, brincos, anéis, piercings, etc. no treino.

As unhas das mãos e dos pés devem estar curtas. Os cabelos, presos sem objetos perfurantes ou que possam trazer riscos aos colegas.

O pagamento da mensalidade deve estar sempre em dia.

Não é permitido o uso de notebook, tablet ou celular durante o treino. Salvo sob autorização do Sensei.

Os aparelhos celulares devem estar no modo de silencioso (exceto sob autorização do Sensei). Sempre que possível, essa orientação também deve ser seguida pelos visitantes. Caso precise falar ao celular, pede-se gentilmente que seja fora da área de atenção do treino.

Criado por LGR marketing  -  Todos os direitos reservados   -  2018

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon